Artigos e Tutoriais Para Desenvolvedores Web

Como Criar um Logotipo

Postado em Artigos, Cores, Fireworks, Tipografia, Tutoriais, Web Design | Comente



Como Criar um Logotipo

Como Criar um Logotipo com o Fireworks

A criação e o design de um logotipo, sem dúvida, é uma ação super valorizada e indispensável para uma empresa ou profissionais independentes, assim como eu. É a “marca” sempre em evidência; algo que, “ao bater o olho”, o usuário já identifica de quem ou onde ela viu.

Uma marca bem conceituada vale bilhões de dólares. Por exemplo: a Coca-Cola vale mais de U$60 Bi; o Google U$ 30 Bi.

Portanto, antes de mais nada, saber interpretar o que a empresa deseja passar através de um logotipo é crucial para o sucesso da mesma.

Sendo assim, mostrarei como desenvolvi o logotipo para o programa Sementes do Amanhã, pertencente ao Governo Estadual de Goiás, em parceria com a Prefeitura de Caldas Novas e Universidade Estadual de Goiás e ramificação do Programa Fazendo Acontecer.

Conceito

A primeira preocupação que tive foi entender o “mundo” em que o solicitante do logotipo vivia. Para resumir, o programa consiste em dar assistência psicológica, pedagógica, médica, etc para crianças, adolescentes e idosos que sofreram algum tipo de violência, seja física, sexual, psicológica…

E através de atividades lúdicas, oficinas de artes, música, artesanato… estas crianças, jovens e idosos, tentam resgatar e/ou até mesmo, fazer crescer dentro de si, valores morais, éticos, de sociabilização e de amor ao próximo.

Por isso que o nome do programa é SEMENTES DO AMANHÃ.

Baseado neste conceito tentei criar uma associação entre uma semente e as pessoas que a semeiam, resultando na imagem final abaixo:

Como criar o logotipo Sementes do Amanhã

Como criar o logotipo Sementes do Amanhã

Pesquisa e Inspiração

Definido o conceito, parti para a pesquisa de campo, observando vários outros programas com filosofias parecidas. Os sistemaa de busca foram importantes para encontrar diversos sites e até mesmo logotipos que servissem de inspiração, principalmente nos quesitos: design e cores.

Design

Estão, em termos de ilustração, eu defini que existiria:

  • Planta (folha, ramo, árvore, semente…)
  • Pessoas (grupo, família, irmãos, amigos…)

Cores

A escolha das cores também foi muito importante e, saber o que elas representam, foi fundamental para o sucesso do logotipo. Escolhi duas cores como base:

verde

É a junção perfeita do azul do céu com o amarelo do sol. Na maioria das vezes, o verde representa a natureza, o ambiente, transmitindo suavidade, segurança e até mesmo, refrescância. O verde mais claro é calmo e agradável. O verde escuro passa a sensação de profundidade, seriedade. Já o verde amarelado confere a sensação de alegria e até mesmo de serenidade.

Personalidade: É a cor do equilíbrio e da harmonia. Transmite esperança e criatividade.

Saúde: Ajuda a reduzir a tensão e promove a tranquilidade, o descanso, o equilíbrio e o relaxamento.

Emoções: Ajuda a pessoa a sentir-se bem consigo mesma e desperta o seu lado afetuoso.

marrom

Possui a força e a energia impulsiva do vermelho, só que de forma atenuada pelo preto neutralizador.

Personalidade: Favorece a criação de laços familiares e a observação às regras e normas sociais. Significa sobriedade e solidez.

Saúde: Pode demonstrar enfermidade dependendo do tom e da intensidade aplicada

Emoções: Inspira conforto e segurança.

Baseado nisso, criei a seguinte paleta de cores:

Fig. 02 - Paleta de Cores

Fig. 02 – Paleta de Cores

Tipografia

A escolha da(s) fonte(s) também é de suma importância para o sucesso do projeto de criação de um logotipo. Fontes “pesadas” como a Arial Black, Impact, por exemplo, demonstram força, poder, vigor, destaque… No nosso caso, uma fonte “leve” é a mais indicada, por passar um ar de serenidade, seriedade, retidão…

Então, a fonte a qual escolhi foi a Eight One:

Fig. 03 - Fonte Eight One

Fig. 03 – Fonte Eight One

Download da fonte Eight One.

Desenvolvimento

1 – Criando a Folha

Para criar 90% do logotipo, utilizei a ferramenta Pen tool. A intenção aqui não é mostrar como ela funciona, mas sim o resultado gerado por ela. Sendo assim, vou desmembrar cada parte da folha e mostrar os pontos geradores da mesma, ok?!

Desmembrando-a, teremos as seguintes partes:

Fig. 01 - Logotipo Sementes do Amanhã

Fig. 01 – Logotipo Sementes do Amanhã’

O detalhe aqui foi a criação de cada parte separadamente, gerando um bom resultado :)

2 – Inserindo o Caule e a Raiz

Lembram o que é caule? hehehe, brincadeirinha. Para o caule e a raiz, também utilizei o Pen Tool, porém com algumas propriedades para a borda (espessura e tipo), criando uma certa inclinação:

Fig. 02 - Criação do caule e da raiz

Fig. 02 – Criação do caule e da raiz

3 – Criando as “Pessoas”

Utilizando o mesmo princípio da criação do caule e da raiz, para fazer as “pessoas”, inseri um círculo, representando a cabeça e mais dois traços, simbolizando os membros superiores e inferiores. E mais uma vez, fiz algumas modificações nas propriedades da linha ao utilizar o Pen Tool.

Fig. 03 - Estilizando as "pessoas"

Fig. 03 – Estilizando as “pessoas”

Bom, pessoal, o restante foi apenas juntar as partes e apresentar ao cliente =D

Um abraço a todos e até a próxima.

CarlosHPS Webdesigner 8)

Webtutoriais:AD6183CD

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>